Receita de Panetone caseiro – veja aqui

Receita de panetone caseiro

E para nossa série especial de natal não pode faltar o mais simbólico “pão”. Nesse artigo vamos ensinar a fazer uma deliciosa receita de panetone caseiro.

Quando agente olha os panetones no mercado, parece ser assustador pensar que agente possa fazer o próprio panetone em casa. Mas com essa receita sim, é possível.

Então vamos aos detalhes?

Ingredientes:

  • 15 gramas de fermento para pão
  • 3 ovos
  • 1 xícara (café) de óleo
  • Uma xícara e meia de leite
  • Meia xícara de açúcar
  • de 3 a 4 xícara de farinha de trigo
  • Uma xícara de fruta cristalizada cortada em pedacinhos
  • 1 xícara de passas
  • Uma xícara (café)de vinho branco licoroso
  • 1 colher (café) de essência de panetone
  • Raspa de laranja e limão
  • Pitada de sal

Modo de preparo:

Bata no liquidificador o fermento, ovos, o óleo e o leite.

Ema vasilha a parte, misture o açúcar, a farinha de trigo, as frutas cristalizadas, as passas, o vinho, o sal e a essência de panetone.

Junte o conteúdo do liquidificador á outra mistura. Então vá batendo bem com uma colher de pau. Quando tiver um pouco de consistência amasse com as mãos até formar uma boa massa.

Então deixe descansar por 2 horas coberto com um pano em um lugar fechado.

Após as 2 horas misture novamente com a colher de pau fazendo a massa voltar ao tamanho inicial.

E novamente espere crescer por 2 horas passado este tempo, vamos para mais uma etapa.

Sendo assim, coloque a massa para uma forma de panetone. Tenha os cuidado de forrar o fundo e bordas com papel impermeável untado.

Lembrando que é importante adicionar a massa até a metade da forma. Com a massa já na forma cubra novamente com um pano e espere crescer mais .

Na hora de assar também é preciso estar atento aos detalhes, veja bem;

Ligue o forno e preaqueça por 15 minutos antes .

Antes de levar ao forno não se esqueça de fazer um corte na massa em forma de cruz (marque com a faca em cima do panetone).

Então é hora de assar. Nos primeiros 10 minutos deixe o forno em temperatura alta. Depois coloque em temperatura moderada durante 40 a 50 minutos.

Retire o panetone do forno e deixe esfriar. Então é importante conservar ele em saco plástico. Dessa forma ele pode manter a leveza de sua textura por até uma semana.

Dica para receita de panetone caseiro

Receita de panetone caseiro

Além de servir em sua ceia na noite de natal. Uma boa ideia é fazer panetones coloca-los em uma embalagem bem bonita e presentear seus amigos.

Certamente todos irão amar receber um presente desses feito por você. Isso porque quando recebemos presentes assim sabemos que tudo foi feito e pensado com carinho especial e isso torna tudo mais pessoal.

Além do mais você pode ir além da receita, tendo como diretriz a base, você pode incrementar ou até mesmo rechear da maneira que você quiser.

Então finalizamos por aqui nossa receitinha de hoje. Mas jamais podemos deixar de agradecer por chegar até aqui conosco.

Não deixem de conferir nossas outras receitas da série especial de natal. Temos Bolo Guirlanda de Natal – vem aprender! que também pode ser um sucesso se você for passar a ceia na casa de alguém querido. Imagina se você prepara um lindo bolo e leva?

Agora temos outras ideias que não podem faltar, vejam: Torta de nozes com pêssego – sofisticada e fácil e também Arroz para Ceia de natal – aprenda aqui.

Desejamos a você e sua família um feliz natal.

Volte sempre que precisar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *