Como Acertar o Ponto da Carne

Dicas de como acertar o ponto da carne

Para acertar o ponto de um bife, você deve saber alguns truques sobre carnes, antes prepará-lo. Somente assim, você conseguirá acertar o ponto da carne.

Familiarizar-se com a qualidade e o corte do bife, por exemplo, ajudará você a aprender como ele muda à medida que cozinha.

É melhor segurar o bife cru na mão e sentir a sensação, em sua forma crua, a carne ficará esponjosa e macia e a gordura ao redor do bife será mais dura.

Para acertar o ponto
Para acertar o ponto da carne, toque-a observando a textura antes de iniciar o preparo.

À medida que a carne cozinha, ela se torna mais firme e cada vez mais sólida no meio, enquanto a gordura amolece e derrete.

Saber como o bife “se sente” enquanto cozinha, passando de mole para firme, é uma maneira de testar o cozimento.

Obviamente, não substitui um bom termômetro. Teste a temperatura correta, colocando um termômetro de carne confiável na lateral do bife até o centro para obter resultados precisos. 

Os horários listados abaixo dependem do calor do seu fogão, portanto atenção.  Observe seu bife de perto, monitore a temperatura e ajuste-o até encontrar a quantidade certa de tempo para a churrasqueira.

Mas de modo geral confira abaixo algumas dicas de como acertar o ponto da carne.

Dicas para acertar o ponto da carne

Confira algumas Dicas de como acertar o ponto da carne:

Ponto raro ou Carne selada

Este é o ponto de carne para um verdadeiro carnívoro que quer que algo quase cru, mas que seja cozido (o mínimo possível).

Um bife raro deve ser quente por centro, levemente carbonizado do lado de fora, dourado nas laterais e vermelho brilhante no meio.

Como acertar o "ponto raro" - ou super mal passado.
Como acertar o “ponto raro” – ou super mal passado.

A carne deve ser macia ao toque, assim como a carne crua, mas com a superfície dourada. 

Para um bife de 2,5 cm, coloque o bife em uma frigideira ou chapa quente há 5 minutos.

Vire e continue grelhando por mais 3 minutos. Cozinhe a uma temperatura interna de 50 a 55 Cº.

Temos um Artigo Específico em “Como Selar Carne” Clique aqui e acesse!

Ponto da Carne Mal passado

Este é o nível que talvez agrade mais às pessoas que apreciam, trabalham ou estudam a gastronomia profissional. Os chefs de cozinha em sua maioria apreciam o bife preparado mal passado.

Um bife mal passado deve estar quente no meio e a maior parte do centro deve ser cor de rosa com uma pitada de vermelho.

Como acertar o ponto da carne mal passado
Como acertar o ponto da carne mal passado

Os lados devem estar bem dourados, a parte superior e inferior caramelizadas a marrom escuro. 

Para um bife de 2,5 cm, coloque o bife em uma grelha ou frigideira quente por 5 minutos. Vire e continue a grelhar por mais 4 minutos a uma temperatura interna de 55 a 57 ° C.

Ao ponto

Se você está grelhando para um grande grupo de pessoas, esse nível de cozimento geralmente agrada a quase todos.

Um bife ao ponto deve ter uma faixa grossa de rosa claro no meio, mas mais dourado do que rosa.

Carne "Ao Ponto"
Como acertar o ponto da carne “Ao Ponto”

Os lados devem ter uma cor marrom rica e as partes superior e inferior carbonizadas de forma escura (mas não preta). 

Para um bife de 2,5 cm, coloque o bife em uma grelha ou frigideira quente por 6 minutos. Gire e continue grelhando por mais 4 minutos até que uma temperatura interna 60 a 65º seja tingida.

Médio – Ou “Ao Ponto pra Mal”

Este é o bife para os mais sensíveis que não querem cor na carne. Um bife médio deve ter uma pitada de rosa no meio do bife.

 Carne "Médio" - Ao ponto pra Mal
Como acertar o ponto da carne “Médio”

A superfície deve ser marrom escura com boa carbonização na parte superior e inferior. Este bife será muito duro, mas ainda terá um pouco de squish no centro. 

Para um bife de 2,5 cm, coloque o bife em uma grelha ou frigideira quente por 7 minutos. Vire e continue grelhando por mais 5 minutos. Cozinhe a uma temperatura interna 68 a 74 Cº.

Ponto da Carne Bem Passado

A maioria das pessoas dirá que esse é o ponto é para quem não gosta de carne. Embora exista alguma verdade nisso, é um pedido popular, portanto, é sempre bom saber como fazê-lo.

Um bife bem passado é o mais difícil de cozinhar. O segredo é fazê-lo baixo e devagar, é a única maneira de evitar queimar enquanto cozinha totalmente no meio. 

Carne "Ponto Bem Passado"
Carne “Ponto Bem Passado”

Este bife não deve ser queimado por fora. Embora não exista o rosa no meio, ela deve ser dourada, não queimada. Este bife deve parecer sólido ao toque.

Para um bife de 2,5 cm, grelhe em fogo médio entre 10 e 12 minutos de cada lado. Ele deve atingir uma temperatura interna de 77 Cº ou superior.

Como cozinhar o bife perfeito

As pessoas dirão que há um pouco de arte em cozinhar o bife perfeito. Mas é bastante simples, basta seguir estes passos abaixo:

  • Retire a carne da geladeira 20 a 30 minutos antes de cozinhar. Isso permite que ele chegue à temperatura ambiente e garante um cozimento uniforme.
  • Seque os bifes com papel toalha para obter uma crosta externa perfeita. Se você quiser cortar a gordura do bife, faça-o quando estiver cozido, pois a gordura adiciona sabor e umidade à carne enquanto estiver cozinhando.
  • Não adicione óleo na panela. Em vez disso, pincele os bifes com óleo e tempere tudo com um pouco de sal e pimenta.
  • Pré-aqueça uma frigideira grande em fogo alto. Se usar uma frigideira, quanto mais pesada à base, melhor, as panelas à base de alimentos retêm o calor por mais tempo e cozinham a carne uniformemente.
  • É importante não superlotar a panela, ou a carne cozinhará em vez de queimar. Cozinhe o bife em lotes ou use duas panelas, se necessário.
  • Você deve ouvir um grande chiado quando o bife atingir a panela, nenhum chiar significa que a panela não está quente o suficiente. 
  • Coloque os bifes em uma tábua ou prato de madeira, cubra frouxamente com papel alumínio e descanse por cerca de 6 a 7 minutos antes de cortar ou servir.
  • O descanso permitirá que a carne relaxe e os sucos retornem às fibras da carne. Isso significa que os sucos não acabam quando você cortar o bife, e resulta em um bife mais macio.
Clique Aqui e se Inscreva no Nosso Canal – Sentiríamos Honrados por Ter Você!

Assim, agora que você já sabe algumas dicas de como acertar o ponto da carne, que tal preparar um bife delicioso? Depois deixe seu comentário aqui, conte-nos como foi sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *