Como escolher peixe

Como escolher peixe e não comprar produto ruim

Se você ama um bom peixe, mas não faz ideia de como escolher, então esse texto foi escrito para você. Aqui iremos te dar algumas dicas de como escolher peixe para você não ser enganado e não comprar produto de baixa qualidade.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

Como escolher peixe fresco?

Quando o peixe é fresco, ele precisa estar completamente limpo. Isso quer dizer que não pode conter nenhum resquícios de areia, plásticos ou qualquer tipo de sujeira. Preste atenção se o local e o próprio peixe está higienizado.

Se notar qualquer tipo de má higienização, tenha cuidado; o peixe pode não ser de boa procedência.

Verifique a temperatura de armazenamento

O armazenamento é de extrema importância para manter a qualidade e validade do peixe. Ela é quem mantem a conservação ideal do alimento. Portanto, sempre verifique a temperatura que ele é armazenado.

Observe a cor do gelo onde ele foi guardado, precisa estar em sua cor natural, transparente. Além disso, o cheiro do gelo também ajuda a perceber se o peixe é de boa qualidade ou não.

Em sua composição natural, o gelo não tem cheiro, portanto, caso sinta algum cheiro diferente, desconfie.

Como escolher peixe

Note também se os peixes estão separados ou grudados entre si. Se eles tiverem grudados pode indicar que eles foram congelados, descongelados e congelados novamente. O que diminui a qualidade do pescado.

Atenção na aparência do peixe

A aparência de um peixe conta muito na hora da compra. Então tenha atenção aos mínimos detalhes. Ele não pode ter perfurações e os olhos devem estar brilhantes e grandes. As escamas também devem estar em perfeito estado, elas apresentam características transparentes e firmes.

A pele deve apresentar cores vivas e homogênea. Caso esteja com tons acinzentados e esbranquiçados, desconfie.

Como Escolher Peie

Além disso, as guelras, ou também conhecidas como brânquias, que são o órgão de respiração dos peixes, precisam ter aparência avermelhada, sem muco e brilhantes. Se estiverem amareladas e com muita presença de muco, provavelmente o peixe não é fresco.

Faça o teste e aperte a barriga do peixe, se as marcas dos seus dedos não sumirem em pouco tempo, significa que a musculatura do animal não está tão firme. Nesse caso, não é recomendado compra-lo.

Fique atento ao cheiro na hora de escolher o peixe

O peixe tem cheiro característico. Os frescos possuem cheiro de maresia. Caso você sinta um odor diferente e forte, então não compre.

Prefira os peixes inteiros

Ao comprar peixes, prefira os inteiros e não aqueles vendidos em filés. A razão disso é que os peixes em filés correm grandes riscos de terem sidos falsificados. Por exemplo, é muito comum que truta salmonada seja vendida como salmão ou ainda que badejo seja vendido no lugar de bacalhau.

Por isso, cuidado. Se ainda assim você optar pelos filés, tenha em mente a aparência de cada peixe e opte por aqueles que possuem pele.

Agora que você leu esse texto sabe a melhor forma de escolher um peixe. Dessa forma, você pode levar para casa um peixe de boa qualidade e fazer um prato delicioso.

Gostou das nossas dicas? Então compartilha nas suas redes sociais para que mais pessoas possam entender melhor como escolher e comprar um ótimo pescado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *