Chef de Cozinha

Como se Tornar um Chef de Cozinha?

A rotina de um chef de cozinha nem sempre é fácil, mas se você realmente ama essa profissão, qualquer desafio se tornará divertido!

Antes de tudo, existem diferenças entre um cozinheiro e um chefe de verdade. Não basta apenas saber e gostar de cozinhar: para ganhar esse título, é preciso investir em cursos de boa qualidade na área de gastronomia.

O chef é um líder, responsável pela criação de pratos, menus e cardápios de uma cozinha profissional. Exige agilidade, criatividade e desenvoltura para tomada de decisão pela equipe.

Por isso, fazer uma graduação na área é muito importante, mas, esse fato por si somente não o tornará um chef de verdade. Esse é apenas um pequeno passo na construção de sua carreira.

É preciso trabalhar duro, “colocar a mão na massa” e ter humildade para aprender com erros e acertos e claro, acima de tudo ter muito respeito pelos alimentos.  

Mas, como é a formação de um chef?

Formação para ser chef de cozinha

A graduação dura em torno de dois anos, ao invés de quatro ou cinco, como cursos de outras áreas. E ainda existem os cursos de curta duração. Já o prazo de uma pós-graduação pode variar conforme o temam. Por isso, leve em consideração o tempo dedicado ao estudo.

Durante a formação, o quanto antes busque um estágio em um restaurante para colocar a teoria em prática.  Após a conclusão, é preciso escolher se vai trabalhar para um setor ou empreender no próprio restaurante.

Muitas vezes, colher os frutos da profissão é um processo demorado, porém quando a paixão pela gastronomia fala mais alto, toda a trajetória vale a pena.

Você precisa ter em mente que existem hierarquias dentro de uma cozinha profissional , então, quem está iniciando provavelmente irá começar de baixo, mas a área gastronômica é versátil e possibilita um bom plano de carreira.

Por fim: buscar cursinhos de especializações e se manter atualizado sempre serão primordiais nessa na sua carreira.

Salário e rotina de um chef de cozinha

A concorrência é grande porque essa é uma profissão em ascensão. Por outro lado alimentação é uma área que dificilmente entrará em crise. Com um pouco de criatividade e determinação você sempre terá espaço no mercado de trabalho.

Antes de abrir um negócio, passe por uma fase de longos estágios em diversos restaurantes, escolha uma área que lhe agrade. Estude a demanda e perfil de clientes da sua região. Faça um planejamento dos serviços, invista em uma boa divulgação e mãos a obra.

Ser chef não permite folgas em fins de semanas e feriados, mas também não é função entediante!

Atualmente, a remuneração de um chef de alta gastronomia varia entre R$ 8 e R$ 10 mil. Com restaurante próprio, o faturamento pode variar. 

Mas, é claro para chegar a esse nível tem-se um longo caminho, pois, os chefs que estão iniciando carreira geralmente ganham bem menos, especialmente no Brasil.

Por conta da popularização da profissão através das mídias e programas culinários, a escolha pela gastronomia vem crescendo e ai o mercado fica mais concorrido.

Por isso, é importante construir o seu diferencial, nunca pare de estudar, faça cursinhos de especialização e esteja sempre atualizado e ligado (a) às novas tendências gastronômicas.

Onde trabalhar

Chef de cozinha

Além das cozinhas de restaurante, há também opções para se trabalhar em um cruzeiro, um hotel, uma empresa, e até um hospital. Ao desejar ser chef, é preciso levar em consideração qual área você se encaixaria melhor.

O mercado de trabalho nessa área hoje exige uma boa qualificação e dedicação. Então se você tem o sonho de se tornar um chef de cozinha comece a pesquisar e a estudar.

Um bom curso de gastronomia te dará noções básicas de culinária e técnicas para preparações de pratos e cardápios. Mas, também ensinará sobre economia aplicada na área, microbiologia, nutrição e higienização e manuseamento de alimentos. 

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário abaixo! Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *