Flor de açúcar

Flores de açúcar: inove na decoração dos seus bolos

Quem não ama um belo bolo com flores de açúcar? Esses pequenos detalhes foram muito popularizados ao longo dos últimos anos.

Afinal, as flores são capazes de deixar os bolos não apenas mais bonitos, mas também mais elegantes e apropriados para diversas ocasiões, como é o caso dos casamentos e celebrações em geral.

Felizmente, elas não são tão difíceis de fazer quanto parecem!

Mas, antes de apresentarmos uma receita muito prática, que tal entender por que exatamente você deveria investir nesse tipo de decoração?

Dessa forma, você pode incorporar as flores no seu arsenal de truques para criar os mais saborosos bolos.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que o sabor deixou de ser um fator exclusivo para que as pessoas decidam comprar os seus bolos.

Nos últimos meses, por exemplo, a confecção de bolos ultrarrealistas tomou conta da internet e colocou, mais uma vez, o foco sobre a confeitaria gourmet.

Vamos começar a entender melhor esse assunto e qual a relação das flores de açúcar com um empreendimento de sucesso? Não deixe de ler até o final!

Como as flores de açúcar podem profissionalizar a decoração dos seus bolos

Com a internet, as pessoas começaram a ser cada vez mais exigentes em relação ao que consomem. Logo, além de gostosos, os bolos precisam também ser belos e chamar a atenção dos convidados de eventos.

Nesse caso, as flores podem ser um ótimo truque de decoração. Afinal, elas são consideradas técnicas básicas de confeitaria e podem ajudar a decorar os bolos, principalmente se você ainda não tem muita experiência neste segmento.

Ao dominar essa técnica, será mais fácil aprofundar seus conhecimentos em outras áreas mais avançadas.

Então, se você está começando a decorar bolos para venda, elas podem ser justamente o que você buscava para dar seus primeiros passos.

Além disso, as flores de açúcar aumentam o valor do seu bolo. Como ele deixa de ser uma receita caseira simples, você pode cobrar mais caro pelas produções.

Dessa forma, o seu negócio começa a ser muito mais profissional e você fatura mais com a venda.

E, como você já deve saber, isso é muito importante para novos empreendedores. Logo, quanto mais belo for o bolo, mais você pode cobrar e aumentar o valor do seu negócio.

Vale lembrar que todas as produções que você fizer devem ser postadas nas redes sociais. Dessa forma, você começa a atrair a atenção dos seus clientes e pode começar, aos poucos, a vender os bolos decorados com flores de açúcar.

Agora que você já entendeu como as flores podem profissionalizar a decoração dos seus bolos, vamos aprender uma receita muito fácil? Separe seus ingredientes e vamos lá!

Flores de açúcar para bolo de casamento.

Confira a receita para fazer flores de açúcar:

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de água;
  • 3 colheres de sopa de gelatina incolor;
  • 15 gramas de gordura vegetal;
  • 3 xícaras de chá de açúcar impalpável;
  • 1 colher de sopa de espessante e;
  • 2 claras.

Como preparar as flores de açúcar

Antes de mais nada, coloque a gelatina incolor e água em uma tigela que possa ser utilizada no micro-ondas. Mexa até que a gelatina fique com sua aparência esbranquiçada e a textura mais espessa e consistente.

Deixe descansar por cerca de 2 minutos. Em seguida, adicione a gordura vegetal e leve ao micro-ondas por 30 segundos.

Coloque essa gelatina, o açúcar impalpável e o espessante em uma batedeira. Ligue em velocidade média e adicione as claras ao pouco. O ideal é bater essa mistura até que sua cor fique homogênea.

Então, unte uma superfície lisa com mais açúcar impalpável. Então, coloque a massa e comece a “sovar” até que ela fique firma e lisa, no ponto certo para modelar as flores de açúcar.

Não tenha pressa neste momento! Quanto mais você amassar, melhor será o resultado final.

Assim, divida a massa obtida em mais ou menos 5 porções iguais. Cada uma dessas porções deve ser envolvida em filme plástico para proteger.

Então, deixe as porções descansarem por 6 horas antes de começarmos a montar as flores. Vale lembrar que a massa tem prazo de validade de até 6 meses no freezer.

Como montar as flores

Quando passarem as 6 horas, você pode acrescentar os corantes nas tonalidades desejadas na massa. Para misturar, sove para que a cor fique homogênea. Lembre-se de usar cores como o verde e o amarelo para criar o caule e o miolo das flores.

Então, aproveite a massa verde para fazer bolinhas e colocar um arame em cada uma delas. Reserve enquanto você prepara as pétalas.

Em seguida, unte novamente uma superfície lisa, mas, dessa vez, com a gordura vegetal. Pegue, então, uma porção de massa da cor desejada para as pétalas. Elas podem ser roxas, rosas, vermelhas, enfim!

Abra essa massa com uma espessura o mais fina possível, mas com a sua parte central alta. Então, use um cortador para fazer a pétala, deixando um vinco no centro. Posicione bem um arame branco nesse vinco.

Depois, leve para a espuma e utilize um boleador de metal para deixar a borda dessas pétalas mais finas. Para finalizar, adicione um marcador de silicone que cria o efeito de nervuras das folhas. Espere tudo secar.

Bolo com Flores de açúcar

Repita este processo para fazer todas as pétalas que precisa para decorar o bolo. Lembre-se também de fazer diversos tamanhos, para ter opções na hora de montar as flores de açúcar. Caso necessário, fortaleça a cor com corante em pó e deixe secar de um dia para o outro.

Finalizando

Para finalizar, passe verniz por todas as pétalas, independente da cor utilizada. Então, basta montar as flores de açúcar da forma como desejar para decorar os seus bolos!

Por mais que isso pareça um procedimento trabalhoso, a verdade é que esses detalhes fazem toda a diferença na hora de comercializar bolos decorados.

Afinal, não é apenas o sabor que importa. Cada vez mais, as pessoas querem criações belas e criativas para aproveitarem seus eventos da melhor forma!

Agora que você já sabe como fazer flores de açúcar para profissionalizar seus bolos, chegou a hora de colocar a mão na massa (literalmente!). Boa sorte!

Se você ainda está iniciando nesse nova profissão, talvez seja interessante fazer um curso profissionalizante. Hoje até mesmo na internet tem vários cursos com certificado e você estuda sem sair de casa.

Veja separamos algumas opções de cursos de confeitaria online. Vai lá da uma olhada e se divirta nessa carreira maravilhosa!

Se ainda tiver dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *