Flor de Sal

Flor de sal uma iguaria de dar água na boca

Muito conhecida pelos amantes de gastronomia a flor de sal pode dar um toque de elegância para suas receitas. Este sal é considerado o mais puro e sensível, por isso o nome “flor”.

Sendo assim, por suas características de sabor e textura, este condimento não aparece nas refeições apenas como coadjuvante, mas sim como iguaria trazendo sofisticação aos pratos.

Diversos chefes de cozinha profissional se beneficiam desta preciosidade em toda variedade de pratos seja grelhados, fritos ou cozidos. Este é um daqueles ingredientes que deixam o alimento mais saboroso.

Sua produção é artesanal começou na França, com a extração da camada superficial de cristas, porém sem contato com a parte mais profunda da precipitação.

Também conhecida por seu “fleur de sel”, mas Portugal não fica atrás, pois é um dos maiores produtores de qualidade da flor de sal.

Apesar de todo requinte que carrega, pode ser facilmente encontrado nos empórios gourmet, em casas de especiarias e até mesmo nas lojas virtuais.

Mas você sabe o que é?

Nada mais é que um tipo de sal. No entanto, é mais delicado e saboroso se comparado aos outros tipos de sal que normalmente utilizamos no dia a dia.

Este tempero é um conjunto de cristais marinhos que se formam na superfície da agua nas salinas. Tudo acontece quando a água evapora.

O interessante é que para que aconteça todo o processo é necessário haver o ambiente perfeito. São necessários radiação solar e temperatura elevadas e ao mesmo tempo sopre um vento suave.

Dessa maneira se formam os cristais de sal. Há quem diga que são parecidos com pequenas flores, e que foi esse o motivo que determinou-se então o nome flor de sal.

São detalhes de produção como esses que faz com que a sua produção seja em pequena escala, consequentemente eleva o seu preço as alturas.

Mas, esse é um tempero diferenciado e se você ama gastronomia e quiser subir o nível das suas receitas vale a pena experimentar.

Porque que além de sabor, seus cristais agregam também e elegância e crocância aos pratos. Sem contar que é um produto sem aditivos e componentes que prejudiquem a saúde.

Como usar a flor de sal

Este é um tempero indicado para finalizações. Pode ser utilizada sobre quaisquer preparações. Desde de verduras até doces, como o famoso brigadeiro!

Você irá se surpreender com o realce do sabor e ainda dará a todos os seus pratos um toque sofisticado.

O importante para esta iguaria é não usá-lo apenas pelo sabor, mas sim pela textura e pela maneira com que ele derrete na boca.

Desta forma, você não deve utilizar a flor de sal em pratos em que ele precisará ser dissolvido. Nessas receitas melhor optar pelo sal mais barato mesmo.

O cozimento ou aquecimento desta iguaria fará com ele perca suas características como por exemplo a textura, bastante apreciada pelos consumidores.

Benefícios

Sendo um puro sal ele não passa por nenhum processo industrial ou menos de refinamento posterior. Assim mantém uma grande concentração de minerais como zinco, magnésio, cobre, flúor, iodo, ferro, potássio e sódio.

É um produto totalmente livre de aditivos por não passar por nenhum tipo de procedimento químico. Não contendo assim propriedade que façam mal a saúde dos que o consomem.

No entanto, atente-se para a questão da saúde. A recomendação permitida pela Organização Mundial de saúde para o uso diário da flor de sal é de aproximadamente 4,5g.

Use-o com moderação, pois o sal tem a função de salientar o sabor natural do alimento. Já o excesso além de não fazer bem a saúde irá apagar o sabor.

Diferenças entre a flor de sal e os demais tipos de sal

Flor de sal X sal comum

O primeiro não é processado e possui uma grande quantidade de minerais, porém seu processo de produção é mais caro por ser realizado de forma manual.

Já o segundo passa por diversos processos como refinamento para retirar as impurezas e nela há adição de iodo.

Sal rosa X flor de sal

A principal diferença entre os dois está na concentração de minerais e a forma de extração. O primeiro contém cálcio, potássio, ferro, magnésio, cobre e oxido de ferro que é o que lhe fornece a coloração rosada.

 Já a flor de sal, contem outros sais minerais em uma concentração tão boa quanto o sal rosa. Assim em termos de minerais não há grandes mudanças.

Sal grosso X flor de sal

O primeiro é o mesmo sal comum, porém sem passar por nem um tipo de processamento. Ele é muito conhecido e utilizado em churrasco.

Já o segundo é composto por cristais translúcidos e crocantes. Não recebe nem um tratamento, mas maneira como é extraído é mais trabalhosa. Possui maior quantidade de sódio que os demais.

Dicas de pratos para flor de sal

Depois de conhecer um pouco mais sobre este tempero você já pode mergulhar nas diversas receitas que se beneficiam dele, e automaticamente e usufruir de seus benefícios.

Veja também nosso artigo sobre tipos de especiarias e temperos mais utilizados pelos grandes nomes da gastronomia.

Abaixo listamos algumas opções para você testar:

  • Macarrão com flor de sal e ervas finas: é macarrão alho e óleo temperado com ervas e finalizado com flor de sal
  • Quiche de frango: adicionado cebolas, azeite, açúcar, molho chilli, pimenta, cogumelos, natas ovos e finalizado com flor de sal
  • Bata rústica com aceto balsâmico: batatas com casca, cebolas, alho, aceto balsâmico, azeite extra virgem e finaliza com flor de sal, dando um toque especial
  • Caramelo de baunilha: são super fáceis de fazer, sem falar que são deliciosos com a finalização de flor de sal não há nada mais saboroso. Mas nesta receita você precisará de um termômetro para caldas.
  • Petit gateau com caramelo: este é excelente é também bastante usado e consumido na França devido a mistura extraordinário do caramelo com a flor de sal
  • Fodue de caramelo com chocolate: receita deliciosa você precisara apenas de chocolate branco, leite condensado, chocolate meio amargo, manteiga sem sal e finalizar com toque mais que especial da flor de sal

A flor de sal é riquíssima em minerais necessários a saúde se tornando uma ótima alternativa para uma alimentação mais saudável e deliciosa refeição. Aposte neste tempero!

Foi muito bom ter você aqui! Volte mais vezes e acompanhe nossos novos artigos que são postados a cada semana.

Ficaremos imensamente gratos se você compartilhar esse artigo com seus amigos!

Até a próxima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *