pizza

Pizza pelo mundo: conheça as variações da receita

Existem inúmeras variações de receita de pizza pelo mundo. Isso faz com que o prato seja popular no planeta inteiro, mas que também reflita a cara e o gosto de cada região.

Se você gosta de pizza de verdade, então vai adorar conhecer as diferentes variações de receita de pizza que existem em vários países, de modo a poder experimentar todas.

Quer saber quantas versões diferentes existem? Então siga a leitura do artigo abaixo!

A Itália tem uma das variações de receita de pizza originais

Você provavelmente conhece a Itália como o país de origem da pizza. Na verdade, não foi bem lá que a receita surgiu, mas sim no Egito antigo e nos países do antigo Oriente Médio.

No entanto, eventualmente foi na Itália que surgiu o que nós entendemos como pizza. Mesmo assim, lá está uma variação bem interessante da receita de pizza.

Na cidade de Nápoles, a pizza é vendida mais ou menos como uma massa de pão italiano, com cobertura de molho de tomate e queijo muçarela.

No entanto, há variações de receita de pizza por toda a Itália. Em Roma, capital do país, a Pizza Bianca é vendida como uma massa grossa temperada com sal marinho e outros temperos, mas sem queijo ou molho.

pizza

A cidade de Chicago apresenta uma pizza muito diferente

Assim como o Brasil, os EUA é um país apaixonadíssimo por pizza. Basta ver um episódio de As Tartarugas Ninja para entender como o prato é importante para os hábitos culinários de Nova York, por exemplo.

Não é à toa, por exemplo, que Nova York é a cidade que mais consome pizzas no planeta inteiro, ficando a frente de São Paulo.

No entanto, é de Chicago que vem uma das variações de receita de pizza mais curiosas de todas. Normalmente, quando pensamos em pizzas, pensamos em uma massa bem fina, com cobertura de molho de tomate, queijo e algum outro recheio.

Em Chicago, a pizza não é bem assim. Ela parece mais uma torta recheada de queijo e com cobertura de molho de tomate. Sim, além de inverter a ordem (colocar o molho por cima do queijo), a pizza de Chicago se diferencia por ser bem grossa, como se fosse uma torta mesmo. Diferente, né?

A Austrália inova com recheios diferentes do normal

Você provavelmente conhece vários recheios diferentes para uma pizza. A muçarela e a calabresa são os sabores mais comuns claro, mas existem diversas variações aqui no Brasil: a portuguesa, a marguerita, a de atum e por aí vai.

No entanto, a Austrália inova bastante quando o assunto são recheios diferentes. E não poderia ser diferente: o país é conhecido por ter uma fauna e uma flora completamente distintas do restante do planeta. Claro que as opções de comida seriam bem diferentes por lá.

A massa da pizza australiana não muda muito da versão brasileira ou americana, que são as mais famosas. A pizza lá é bem fina e crocante, como conhecemos. No entanto, o que muda são os sabores colocados como recheio das pizzas.

Existe, por exemplo, a pizza com carne de emu, que é uma ave que parece um avestruz. Além do emu, algumas pizzas também colocam carne de crocodilo e até mesmo de canguru.

Para completar, em vez do molho de tomate, existem pizzarias que usam o molho barbecue na pizza.

A Espanha tem a sua própria versão da pizza

A história indica que a pizza surgiu originalmente no Egito, se popularizou pelo Oriente Médio e chegou até a Europa quando os muçulmanos invadiram o continente. Por isso, a pizza é considerada uma herança dos mouros nos países europeus, assim como parte da arquitetura e outras tantas influências.

Dessa forma, não é estranho entender que há uma variação da pizza nos países que mais foram invadidos pelos mouros. A Espanha foi uma delas e conta com uma versão própria da pizza, chamada de “coca”. Ela é originária da Catalunha.

Para começar, o formato da coca é diferente do da pizza. Em vez de um círculo de massa, ela é meio retangular, mas com bordas arredondadas. Além disso, a coca pode ser doce ou salgada.

Nas versões salgadas, ela se assemelha mais à nossa pizza: é mais fina, com recheios tradicionais como queijo, molhos, carnes, ovos e por aí vai. Já na versão doce, ela costuma ser mais grossa, semelhante a um pão recheado.

A Turquia também oferece uma variação da pizza

Na Turquia, há uma das variações de receita de pizza que mais se assemelham ao que entendemos como a “pizza original” do Oriente Médio.

O prato é chamado de Iahmacun, que significa “carne e massa” no idioma local. Ela é exatamente isso que o termo indica: uma massa bem fina e crocante coberta com carne e vegetais, normalmente carne de boi ou cordeiro. Ela também é temperada com tomate, pasta de pimenta e vegetais como alface ou salsinha.

Se você ficou curioso com as variações de receita de pizza no mundo inteiro, porque não servir uma compilação dos melhores sabores na sua próxima festa? Para isso, é só buscar por um buffet de pizza para eventos no Rio de Janeiro.

E aí, qual dessas variações é a sua favorita? Ou você prefere ficar com a nossa pizza brasileira mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *