Você sabe o que é sagu?

Você sabe o que é sagu? Vem descobrir!

Mas afinal que é sagu? Trata-se de um alimento que pode ser considerado uma iguaria. Atualmente é muito utilizado na gastronomia principalmente para sobremesas.

Porém muitas pessoas ainda não desconhecem esse ingrediente e como utilizá-lo. Se esse é o seu caso, esse é o artigo certo para você.

Então, sem mais delongas, vamos descobrir exatamente o que é esse alimento e qual a sua história?

Descubra o que é sagu e como ele foi originado:

Origem do sagu

A origem do sagu é indígena no Brasil geralmente ele é feito a partir da mandioca! Mas também pode ser alcançado com outros tubérculos como batata-doce, araruta, feijão, ou milho.

Com a chegada da família Real no Brasil, a culinária de Portugal começou a ser mesclada com a culinária brasileira. Dessa forma, vinho foi adicionado ao sagu. Logo, ele se transformou em algo doce.

Recentemente, a mandioca começou a tomar o formato das bolinhas. Com isso, o cozimento era muito mais fácil e a produção industrial do sagu foi popularizada. Então resumindo, sagu são bolinhas de fécula de mandioca.

Apesar de ser uma receita tradicionalmente brasileira, esse processo de transformar a mandioca em bolinhas é creditado aos alemães da empresa Lorenz.

Seu objetivo era se tornar a primeira indústria de fécula de mandioca da América Latina. A sede da organização fica em Indaial – SC e começou a produzir o sagu em massa.

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre a história do sagu, vamos ver uma receita muito fácil de ser seguida?

Veja uma das formas de preparar uma sobremesa de sagu:

O que é sagu? Receita

Ingredientes:

  • 2 xícaras de sagu;
  • 4 xícaras de vinho tinto;
  • Açúcar a gosto e;
  • 6 xícaras de água.

Modo de preparo:

Antes de mais nada, coloque o sagu em uma travessa com água e deixe de molho por 15 minutos. Isso vai fazer com que os gominhos fiquem hidratados e o seu cozimento seja mais fácil.

Quando acabar esse tempo, escorra a água e o coloque em uma panela com mais água. Deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos, sempre mexendo para incorporar o sagu.

Com o tempo, as bolinhas vão começar a ficar transparentes.

Assim que isso acontecer, você pode despejar o conteúdo em um escorredor de macarrão. Então, lave para tirar a gosma que se forma quando o sagu você cozinha.

Neste meio tempo, coloque o vinho, o açúcar e uma xícara de água em outra panela. Assim que começar a ferver, adicione o sagu e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Por último, adicione a mistura e deixe esfriar. Pronto! A receita já está pronta para servir. Como você pode ver preparar o sagu não é uma tarefa difícil.

Então, você pode aproveitar a próxima refeição em casa para degustar essa iguaria tipicamente brasileira.

Mas, as curiosidades não param por aqui. Você sabia que o sagu também pode melhorar a sua saúde?

Pois é! Os ingredientes presentes na receita podem melhorar significativamente o seu sistema imunológico e promover um estilo de vida mais saudável.

Não acredita?

Veja 6 benefícios do sagu para a sua saúde:

Mais energia

Por tratar-se de um amido, o sagu conta com alto valor calórico. Dessa forma, ele é ideal para ser consumido por quem costuma praticar atividades físicas.

Os carboidratos são ótima fonte de energia e podem ajudar a melhorar sua disposição ao longo do dia. Vale ressaltar ainda que eles são considerados carboidratos complexos, conhecidos por manter a sua energia em alta durante todo o dia.

Sistema digestivo mais saudável

Além disso, o sagu conta ainda com altos índices de fibras alimentares. Por sua vez, esses nutrientes ajudam a conduzir o alimento através do sistema digestivo, aliviando condições como os gases e a distensão abdominal.

Da mesma forma, o sagu evita a constipação intestinal e dores consequentes. Ele pode ainda reduzir os riscos de câncer e diminuir os níveis de LDL, famosos por serem o colesterol ruim das artérias.

Melhora a circulação

O ferro é um dos principais nutrientes presentes nos ingredientes utilizados para fazer o sagu. Esse mineral é essencial no corpo humano e ajuda a formar células vermelhas no sangue.

Quando incluído na dieta, doenças como a anemia são prevenidas. Ao mesmo tempo, você aumenta o fluxo de oxigênio pelo sangue e conquista um estilo de vida muito mais saudável!

Ossos mais fortes

A receita do sagu é rica em ferro e cálcio, essenciais para proteger os ossos do corpo humano. Portanto, o consumo desta iguaria ajuda a recuperar a densidade perdida ao longo dos anos. Dessa forma, você consegue evitar condições como por exemplo:

  • Osteoartrite;
  • Osteoporose e;
  • Flexibilidade reduzida.

Ou seja, são benefícios muito atrativos!

O que é Sagu?

Ganho de peso saudável

Além de tudo o que citamos aqui, vale ressaltar ainda que o sagu pode ajudar a ganhar peso de forma saudável. Isso porque ele conta com altos níveis de carboidratos complexos provenientes da mandioca.

 Logo, se você precisa ganhar peso rápido, mas não quer aumentar o colesterol ruim do corpo, o alimento é ideal para essa tarefa.

Para que você tenha uma ideia melhor de como isso funciona em suas necessidades nutricionais, uma xícara de sagu já satisfaz 45% dos níveis de carboidratos necessários para o dia. Como ele não conta com gorduras saturadas, torna-se uma opção muito saudável para você.

Acelera o metabolismo

Por último, o sagu é também uma fonte de proteínas. Apesar de não ser a maior parte na sua composição, os ingredientes utilizados na receita fornecem proteína para acelerar o seu metabolismo e conduzir um estilo de vida mais saudável.

Por sua vez, as proteínas são responsáveis por construir e fortalecer os músculos, acelerar o processo de cicatrização, produzir sangue e até mesmo melhorar a respiração.

Com tudo o que apresentamos aqui, podemos concluir que o sagu não é apenas uma sobremesa muito saborosa.

Ele é também um prato que conta um pouquinho da história do nosso país e, ao mesmo tempo, que pode ajudar você a ser uma pessoa mais saudável.

Então, você está esperando o que para testar essa receita em casa? Boa sorte!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que é sagu, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

One thought on “Você sabe o que é sagu? Vem descobrir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *