A culinária brasileira é resultado de uma combinação de tradições e heranças culturais de diferentes povos, que por algum motivo se encontraram por aqui e dai surgiu uma culinária única e deliciosa!
Originalmente, a comida do Brasil foi criada pelos indígenas nativos, que deram a maioria das principais raízes da gastronomia atual do país.
Quando os portugueses colonizaram o Brasil, sua gastronomia se misturou aos pratos tradicionais indígenas.
Então, durante os tempos de escravidão, os africanos trouxeram também sua gastronomia para o Brasil, acrescentando-a combinação da culinária indígena e portuguesa.
Confira abaixo algumas das principais características da culinária brasileira, um pouco da sua história, curiosidades e pratos típicos.
História da culinária brasileira
A história da culinária brasileira é um caldeirão de culturas e tradições que se fundiram com o tempo nos pratos que vemos hoje.
O Brasil é um país constituído
por pessoas com formação cultural diversificada; todas as regiões do são
conhecidas por uma especialidade alimentar específica.
Antes da chegada dos europeus ao Brasil, o país era habitado pelos grupos: Tupi
Guarani e outras tribos indianas.
Essas tribos cultivavam mandioca e dela aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa. A mandioca também é moída para ser misturada com migalhas de pão.
Os derivados da mandioca, como a Farofa, são cozidos em óleo e manteiga e depois polvilhados sobre peixe, carne, feijão e arroz.
Atualmente, a farinha de mandioca é amplamente utilizada como substituto da farinha pela maioria das famílias brasileiras, especialmente na Bahia.
Essa farinha de mandioca é usada para fazer bolos, como pão, biscoitos e biscoitos.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, trouxeram consigo sua rica cultura alimentar e o país foi apresentado a diferentes gostos e estilos de culinária.
Sua influência incluiu a introdução de doces, frutas e açúcar na culinária local, usada principalmente para sobremesas e ocasiões especiais.
Essa preferência por doces foi desenvolvida e nutrida quando outros europeus chegaram e introduziram suas receitas para doces e outros pratos.
Outras culturas presentes na culinária brasileira são a culinária árabe, alemã e japonesa. Os imigrantes italianos também são conhecidos por trazer seus famosos pratos para o Brasil.
Quando os escravos africanos foram trazidos para o país, eles também contribuíram muito significativamente para a rica cultura alimentar com seus pratos tradicionais que eles conheciam.
Características marcantes da culinária brasileira
A culinária e os métodos culinários são notavelmente diferentes no Norte e na Amazônia, refletindo a herança Ameríndia. O peixe é muito importante e é a base para ensopados e sopas.
Um prato extremamente popular na região norte é o pato no tucupi, pato assado marinado em suco de limão, óleo e alho e coberto com um molho feito de extratos de suco de mandioca e folhas de jambu.
No nordeste, por sua vez a comida é fortemente influenciada pela culinária africana.
Um prato típico é o vatapá, uma pasta cremosa feita de pão, camarão, leite de coco, amendoim moído finamente e óleo de palma.
O Nordeste também tem bastante importância nas tradições brasileiras, como a festa junina que tem grandes eventos por lá e é uma festa cheia de pratos deliciosos e inconfundíveis.
No sul do Brasil, a carne vermelha aparece muito na culinária, sendo o churrasco aqui originário.
Curiosidades sobre a culinária brasileira
Confira algumas das principais curiosidades sobre a culinária brasileira:
- A Feijoada é a comida mais famosa do Brasil.
- O Bacalhau, mesmo sendo de origem portuguesa também lidera o ranking de prato mais famoso no Brasil.
- O Brasil é o maior produtor de cana de açúcar, café e carne bovina.
- O Brasil produz mais laranjas do que qualquer outro país.
- A mandioca é nativa da América do Sul, na Bacia Amazônica do Brasil, e foi uma das primeiras plantas cultivadas no hemisfério ocidental.
- Mandioca originária do Brasil. No século XVI, os marinheiros portugueses o trouxeram para a África, que agora produz mais de 50% do suprimento mundial de mandioca.
- Dendê é um óleo de palma laranja que é semi-sólido à temperatura ambiente, pois é rico em gordura saturada. E é muito popular por aqui e é usado tanto pela cor quanto pelo sabor.
Pratos típicos da culinária brasileira
Alguns dos pratos típicos da culinária brasileira são:
Churrasco
Brasil e Argentina afirmam ser os reis do churrasco da América do Sul.
E, embora cada país adote uma abordagem diferente para assar a sua carne, dos cortes aos acompanhamentos.
Algumas coisas permanecem as mesmas, a saber, as quantidades de carne do tamanho, mais apreciadas em ritmo lento e com uma faixa elástica.
No Brasil, os cortes geralmente são de picanha e alcatra. Temperados com apenas sal grosso, antes de serem grelhados com perfeição sobre a grelha ou espeto sobre o carvão.
Pode ser feito também com madeira, se você deseja fazer o Churras “a moda antiga” ou a maneira sulista.
Nos churrascos caseiros temos salsichas, queijo coalho e corações de frango dividindo espaço na churrasqueira.
Enquanto nas churrascarias temos todo tipo de carne no espeto, de porco a cordeiro e javali.
Moqueca
Mais do que um mero ensopado de peixe, a moqueca é servida com floreio teatral, enquanto a panela quente de barro é descoberta à mesa em meio a nuvens de vapor perfumado.
Baianos e Capixabas já reivindicam as origens do prato e servem variações igualmente saborosas.
Na sua forma mais simples, peixe e ou outros frutos do mar são cozidos em tomates, cebolas e coentros em cubos.
Os Capixabas adicionam sementes de urucum para um corante natural vermelho, enquanto os Baianos servem uma versão mais pesada, feita com óleo de palma, pimentão e leite de coco.
Ambos vêm sempre acompanhado de arroz, farofa e pirão.
Cachaça
Datada dos anos 1500, a cachaça é feita a partir de suco de cana fermentado. É também conhecida como “o chote de fogo” nas caipirinhas, o coquetel nacional do Brasil.
As caipirinhas geralmente são feitas com cachaças incolores e não envelhecidas,
Mas, existem milhares de variedades douradas disponíveis, envelhecidas em barris de madeira e são saboreadas diretamente pelos aficionados.
Brigadeiros
A nossa resposta à trufa de chocolate, os brigadeiros são tão simples de fazer que, literalmente, são lançados para festas infantis em todo o país.
As bolinhas doces são feitas com leite condensado com cacau em pó, mexendo na manteiga e moldando a mistura em bolas antes de rolar em granulado de chocolate.
Pão de queijo
Queijo e pão – dois favoritos do mundo inteiro – são reunidos em gloriosa união no pão de queijo, um lanche saboroso e apreciado a qualquer hora do dia.
Muito comuns em Minas Gerais, há quem diga que esse delicioso pão é nascido em berço mineiro. Pois, de Minas saem os melhores e mais gostoso pães de queijo.
Crocantes por fora e macios e por dentro, os pães sem glúten são feitos com Polvilho de Mandioca, ovos e queijo minas curado ralado.
São enrolados em bolinhas, e levados ao forno para assar.
Acarajé
Apesar de ser um pouco calórico, este é um dos lanches de rua saborosos do Brasil, o acarajé é um empadão de feijão preto frito.
O prato teve origem na Bahia, no nordeste brasileiro, onde os sabores têm raízes fortes na culinária africana.
Acarajé é ainda melhor quando servido bem quente, com uma pitada liberal de molho de pimenta.
Açaí
De todas as frutas da Amazônia, o açaí é talvez o mais conhecido, graças ao seu status de superalimento.
Tradicionalmente consumido pelas tribos indígenas como fonte de energia, a baga roxa também é usada na culinária amazônica como molho para acompanhar peixes.
Uma inteligente campanha de marketing nos anos 80 lançou-a no centro das atenções como o lanche energético preferido dos surfistas no glamouroso Rio de Janeiro.
Servido como sorvete gelado, às vezes coberto com granola e fatias de banana, ou misturado com sucos, pode ser encontrado em todos os cafés, padarias, bares e supermercados de todo o país.
Feijoada
Um dos poucos pratos consumidos em toda a extensão brasileira, a feijoada é um ensopado saudável de feijão preto, linguiça e cortes de carne de porco variados.
Tradicionalmente voltados para a extremidade inferior, com orelhas, rabo e pé, todos entrando na mistura.
Um trabalho de amor, a feijoada feita à moda antiga leva até 24 horas para ser feita, incluindo a imersão do feijão e a dessalinização da carne de porco.
A maioria dos brasileiros vai a restaurantes e bares para comer feijoada, e é tradicionalmente consumida as sextas e sábados (pode variar conforme a região).
Arroz, couve, fatias de laranja, farofa e raspas de porco são servidos ao lado, juntamente com uma cachaça para facilitar a digestão.
Assim, essas são algumas das principais características, curiosidades e pratos típicos da nossa amada culinária brasileira.
Gostou de saber essas curiosidades? Então deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Eu gostaria de fazer uma observação na informação acima, o pato no tucupi, não é um prato popular no Nordeste e sim do Norte. Pois, o pato no tucupi é um prato típico da região norte, principalmente de Belém do Pará.
Olá, Nilza!
Muito obrigado pela observação, foi um erro na digitação, mas já foi corrigido.
Att,
Equipe Delícias Culinárias.