Tipos de facas

Tipos de facas: principais modelos e suas funções

Definitivamente, conhecer e dominar os tipos de facas é a primeira etapa para conquistar a cozinha. Afinal, de casa aos badalados bistrô pode faltar tudo, menos uma lâmina afiada.

Para você, que está querendo se tornar um chef profissional, esta matéria é ideal. Nela, conversaremos sobre os diferentes modelos e principais funções desta ferramenta milenar.

Vamos, juntos, desbravar este conhecimento?

Os tipos de faca por sua utilização

Imediatamente, podemos separar os tipos de facas em dois: as de cozinha e as de sala de jantar.

As que se encontram na categoria cozinha, geralmente são utilizadas na preparação do alimento. Já as de mesa assumem a função de talher na momento de servir.

Os tipos de faca de cozinha

São utilizadas por cozinheiros de todas as ordens: do chef a quem acabou de começar a aprender.

E, por mais que pareça exagero, cada uma tem seu papel. Conhecendo isso, seu jogo de facas fará muito mais sentido. Vamos lá?

Faca de pão

Tipos de facas - cortar pão

Em qualquer cozinha, cortar pães com agilidade pode ser um problema. A depender da situação, eles acabam esfarelando, fazendo a maior bagunça.

Por isso, entre o primeiro dos tipos de faca de cozinha, temos a faca de pão.

Seu corpo é robusto, e não possui ponta na parte superior. O fio de corte é serrilhado, com serrilhas longas e bem destacadas.

Além de pães, falamos de uma faca excelente para descascar frutas e legumes grossos, como o abacaxi e a mandioca.

Faca de serrilhas

Diferentemente da faca de pão, a faca de serrilhas é mais delicada. Trata-se da versão de cozinha da faca de carnes, apresentada nos tipos de faca de mesa.

Ela possui muitas funções, na cozinha. Pode ajudar a desfiar carnes ou, mesmo, cortar legumes de pele resistente.

A principal utilização se dá em objetos pequenos. Possuindo ponta e sendo bem pequena, ela ajuda em muitíssimas situações.

Faca para desossar

Todo jogo de facas possui uma faca assim: tamanho médio, ponta bem aguda e lâmina bastante fina na extremidade. Esta é a faca para desossar.

Seu corpo permite desligar nervos e músculos dos ossos com facilidade. Assim, é imprescindível para preparar galetos recheados belos e sofisticados.

Ainda, é possível servir-se da faca para desossas no preparo de peixes e frutos do mar. Torna-se fácil, com ela, limpar camarão e remover espinhas de pescados.

Meia-lua

Faca meia lua - tipos de facas diferentes

A meia-lua está entre os tipos de facas incomuns, nas cozinhas de nossas casas. Contudo, nos grandes bistrôs, ela é indispensável.

Trata-se de um triturador manual para ervas e hortaliças. Sua aparência remete a uma guilhotina, com sua lâmina grande, sustentada por dois manetes de madeira.

Segurando cada manete com uma das mãos, é possível triturar as ervas e condimentos sem grandes esforços. Além disso, o tempo é exponencialmente diminuído.

Cutelo chinês

Tipos de Facas- Cutelo

Um instrumento peculiar, mas de incrível utilidade é o cutelo. Falamos de tipos de faca que possuem uma função coringa, na cozinha.

O cutelo chinês é uma versão melhorada do cutelo europeu. Não servindo apenas para quebrar ossos, ele serve para fatiar e cortar com velocidade ímpar, precisão e limpeza.

Falamos de uma lâmina bastante grande, com peso diferenciado. Desse modo, a gravidade faz seu papel, na hora de fatiar.

Com a lâmina grande como é, a perfeição do corte é incomparável.

Facas coringa

Facas coringa são os tipos de facas que servem para basicamente tudo. Temos, aqui, a faca geral de cozinha (faca do chef) e a faca santoku.

São facas grandes, com ponta aguda e fio sem serrilhas. Servem perfeitamente bem para cortar, fatiar, triturar e picar.

A maior diferença, entre a faca do chef e a santoku é seu desenho. Porém ambas são magníficas para praticamente tudo.

Tipos de Facas de Mesa

Agora que já conhecemos os tipos de faca de cozinha, veremos a seguir quais são os tipos de facas de mesa.

Faca de manteiga

A faca de manteiga ocupa a mesa do café da manhã, chá da tarde e do brunch. Como o nome indica, sua função é recolher manteiga para ser passada em pães e torradas.

Sua forma é pequena e bem arredondada, garantindo que a manteiga se espalhe sem danificar a massa. Por questões práticas, estes tipos de faca não possuem ponta ou fio de corte.

Faca comum de mesa

Outro dentre os tipos de faca é o mais comum de todos. Falamos da faca comum de mesa, utilizada em muitíssimas refeições.

Trata-se da faca convencional, inserida nos jogos de talheres e pratarias de qualquer casa.

No geral, possuem um tamanho maior, sendo úteis para quaisquer atividades à mesa. Possuem serrilhas discretas, que as tornam excelentes de carnes a frutas.

Costumam não possuir ponta aguda, tendo sua extremidade arredondada.

Faca de carnes

A faca de carnes está sempre presente nas mesas de churrasco e piqueniques. Assemelha-se muito à faca geral de mesa, porém possui sua função: cortar carnes com precisão e facilidade.

Desse modo, temos uma faca com ponta bastante aguda e serrilhas evidentes. Alguns faqueiros possuem facas de carnes no lugar da faca comum de mesa.

Faca para peixes

Outro dentre os tipos de faca presentes em refeições é este: a faca para peixes. Sua forma é bastante descolada das demais, por sua utilidade.

A faca de peixes costuma ser mais larga que as outras. Ela possui o fio liso (sem serrilhas) e uma ponta central, que divide dois gumes.

Com isso, é possível cortar peixes para servir-se sem esgarçar a carne do animal. Justamente por isso não utilizamos outros tipos, nestas carnes brancas.

E então? Já escolheu quais facas precisará hoje? Se sim, faça bom proveito de seu jogo de facas e arrase na cozinha.

Se precisar de mais alguma ajuda, é só contar com a gente.

Foi um prazer estar com você. Nos vemos em breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *