Definitivamente, conhecer e dominar os tipos de facas é a primeira etapa para conquistar a cozinha. Afinal, de casa aos badalados bistrô pode faltar tudo, menos uma lâmina afiada.
Para você, que está querendo se tornar um chef profissional, esta matéria é ideal. Nela, conversaremos sobre os diferentes modelos e principais funções desta ferramenta milenar.
Vamos, juntos, desbravar este conhecimento?
Os tipos de faca por sua utilização
Imediatamente, podemos separar os tipos de facas em dois: as de cozinha e as de sala de jantar.
As que se encontram na categoria cozinha, geralmente são utilizadas na preparação do alimento. Já as de mesa assumem a função de talher na momento de servir.
Os tipos de faca de cozinha
São utilizadas por cozinheiros de todas as ordens: do chef a quem acabou de começar a aprender.
E, por mais que pareça exagero, cada uma tem seu papel. Conhecendo isso, seu jogo de facas fará muito mais sentido. Vamos lá?
Faca de pão
Em qualquer cozinha, cortar pães com agilidade pode ser um problema. A depender da situação, eles acabam esfarelando, fazendo a maior bagunça.
Por isso, entre o primeiro dos tipos de faca de cozinha, temos a faca de pão.
Seu corpo é robusto, e não possui ponta na parte superior. O fio de corte é serrilhado, com serrilhas longas e bem destacadas.
Além de pães, falamos de uma faca excelente para descascar frutas e legumes grossos, como o abacaxi e a mandioca.
Faca de serrilhas
Diferentemente da faca de pão, a faca de serrilhas é mais delicada. Trata-se da versão de cozinha da faca de carnes, apresentada nos tipos de faca de mesa.
Ela possui muitas funções, na cozinha. Pode ajudar a desfiar carnes ou, mesmo, cortar legumes de pele resistente.
A principal utilização se dá em objetos pequenos. Possuindo ponta e sendo bem pequena, ela ajuda em muitíssimas situações.
Faca para desossar
Todo jogo de facas possui uma faca assim: tamanho médio, ponta bem aguda e lâmina bastante fina na extremidade. Esta é a faca para desossar.
Seu corpo permite desligar nervos e músculos dos ossos com facilidade. Assim, é imprescindível para preparar galetos recheados belos e sofisticados.
Ainda, é possível servir-se da faca para desossas no preparo de peixes e frutos do mar. Torna-se fácil, com ela, limpar camarão e remover espinhas de pescados.
Meia-lua
A meia-lua está entre os tipos de facas incomuns, nas cozinhas de nossas casas. Contudo, nos grandes bistrôs, ela é indispensável.
Trata-se de um triturador manual para ervas e hortaliças. Sua aparência remete a uma guilhotina, com sua lâmina grande, sustentada por dois manetes de madeira.
Segurando cada manete com uma das mãos, é possível triturar as ervas e condimentos sem grandes esforços. Além disso, o tempo é exponencialmente diminuído.
Cutelo chinês
Um instrumento peculiar, mas de incrível utilidade é o cutelo. Falamos de tipos de faca que possuem uma função coringa, na cozinha.
O cutelo chinês é uma versão melhorada do cutelo europeu. Não servindo apenas para quebrar ossos, ele serve para fatiar e cortar com velocidade ímpar, precisão e limpeza.
Falamos de uma lâmina bastante grande, com peso diferenciado. Desse modo, a gravidade faz seu papel, na hora de fatiar.
Com a lâmina grande como é, a perfeição do corte é incomparável.
Facas coringa
Facas coringa são os tipos de facas que servem para basicamente tudo. Temos, aqui, a faca geral de cozinha (faca do chef) e a faca santoku.
São facas grandes, com ponta aguda e fio sem serrilhas. Servem perfeitamente bem para cortar, fatiar, triturar e picar.
A maior diferença, entre a faca do chef e a santoku é seu desenho. Porém ambas são magníficas para praticamente tudo.
Tipos de Facas de Mesa
Agora que já conhecemos os tipos de faca de cozinha, veremos a seguir quais são os tipos de facas de mesa.
A faca de manteiga ocupa a mesa do café da manhã, chá da tarde e do brunch. Como o nome indica, sua função é recolher manteiga para ser passada em pães e torradas.
Sua forma é pequena e bem arredondada, garantindo que a manteiga se espalhe sem danificar a massa. Por questões práticas, estes tipos de faca não possuem ponta ou fio de corte.
Faca comum de mesa
Outro dentre os tipos de faca é o mais comum de todos. Falamos da faca comum de mesa, utilizada em muitíssimas refeições.
Trata-se da faca convencional, inserida nos jogos de talheres e pratarias de qualquer casa.
No geral, possuem um tamanho maior, sendo úteis para quaisquer atividades à mesa. Possuem serrilhas discretas, que as tornam excelentes de carnes a frutas.
Costumam não possuir ponta aguda, tendo sua extremidade arredondada.
Faca de carnes
A faca de carnes está sempre presente nas mesas de churrasco e piqueniques. Assemelha-se muito à faca geral de mesa, porém possui sua função: cortar carnes com precisão e facilidade.
Desse modo, temos uma faca com ponta bastante aguda e serrilhas evidentes. Alguns faqueiros possuem facas de carnes no lugar da faca comum de mesa.
Faca para peixes
Outro dentre os tipos de faca presentes em refeições é este: a faca para peixes. Sua forma é bastante descolada das demais, por sua utilidade.
A faca de peixes costuma ser mais larga que as outras. Ela possui o fio liso (sem serrilhas) e uma ponta central, que divide dois gumes.
Com isso, é possível cortar peixes para servir-se sem esgarçar a carne do animal. Justamente por isso não utilizamos outros tipos, nestas carnes brancas.
E então? Já escolheu quais facas precisará hoje? Se sim, faça bom proveito de seu jogo de facas e arrase na cozinha.
Se precisar de mais alguma ajuda, é só contar com a gente.
Foi um prazer estar com você. Nos vemos em breve!