como fazer banho maria

Como Fazer Banho Maria

Um banho de água quente na cozinha, conhecido como banho-maria, não é nada relaxante. Envolve água fervente e dedos potencialmente queimados. Aprenda aqui como fazer banho maria.

No entanto, para fazer algumas receitas, como pudim ou creme brûlée, você precisará colocar seu creme em banho-maria enquanto assa no forno.

Caso você já queira colocar em prática essa técnica disponibilizamos aqui no site uma receita maravilhosa de Pudim de Paçoca. Clique e acesse!

A água quente distribui uniformemente o calor ao redor do creme, garantindo que os ovos não coalhem. 

A técnica também evita que a parte superior seque antes que o interior esteja completamente cozido.

Sem um banho maria, você terá uma sobremesa borrachuda e ruim. Veja abaixo como fazer um banho maria e como esta técnica é simples de ser feita na cozinha.

Para que serve o banho-maria?

Há algumas teorias para o uso da expressão banho-maria. A mais aceita conta que o nome da técnica nada mais é que uma referência à alquimista europeia da Antiguidade Maria.

Ela utilizava um tacho de cobre para conseguir que a água ficasse aquecida por mais tempo durante seus experimentos.

A técnica é conhecida mundialmente expressão francesa “bain-marie” e nada mais é que uma técnica de cozimento que faz uso do calor indireto.

Ela é principalmente utilizada para preparar receitas que não podem ferver e que precisam de um cozimento mais uniforme e lento, sem o alto aquecimento ou contato direto com o fogo.

A técnica é muito usada para o preparo de pudins, caldas e derreter chocolate.

Como fazer banho-maria no fogão

Como Fazer banho Maria no Fogão
Como Fazer banho Maria no Fogão

De modo geral no banho-maria, uma tigela é colocada dentro de outra tigela ou panela maior, que está cheio de água.

No mercado até existem recipientes próprios para a técnica, que podem ser encontrados em lojas de utensílios domésticos. Mas é algo tão simples que não compensa o gasto.

Conjunto para fazer Banho Maria
Conjunto para fazer Banho Maria

Para fazer a técnica no fogão é preciso pegar uma panela com água e coloca-la no fogão. Ligue o fogo no baixo e deixe ferver.

Coloque a tigela um pouco maior em cima da panela, isso é importante, pois é indicado que o fundo da tigela não chegue a encostar-se à água que está fervendo.

Aqui o que vai derreter ou cozinhar é apenas o vapor da água.

Porém, no caso de derreter o chocolate, o ideal é que a tigela encaixe perfeitamente na panela com água, uma vez que, o contato com o vapor da água pode prejudicar o sabor do chocolate.

Como fazer banho-maria no forno

Veja como preparar o banho-Maria no forno, no caso estamos usando o exemplo do preparo de um pudim, que é a sobremesa mais conhecida por necessitar da técnica no forno. Confira:

Encontre um ajuste perfeito 

Você precisará de duas panelas (é importante que essas panelas não tenham partes de plásticos que possam derreter como calor do forno) – uma grande e uma pequena. Para a panela pequena, é melhor usar vidro ou porcelana. 

As bandejas de metal funcionam, porém se for pudim ele pode queimar facilmente, então se for o caso você deverá observar com mais cuidado.

Para substituir a panela grande, você pode optar por uma assadeira, desde que ela tenha lados altos.

A panela pequena deve caber confortavelmente no interior, com uma folga de 1,2 a 1 polegada ao redor.

Se estiver muito apertado, não haverá água suficiente para cozinhar o seu pudim corretamente. Se estiver muito solto, é muito mais provável que você se queime. 

Faça

Use uma chaleira para aquecer a água. O bico facilita muito o derramamento de água, reduzindo a probabilidade de respingos na hora de colocar na travessa dentro do forno.

Quando a água estiver pronta, coloque as assadeiras no forno, mas deixe a porta do forno aberta. Com cuidado, despeje a água na tigela maior e ao redor dos lados da tigela menor.

Vá apenas até a metade    

A água só precisa chegar até a metade, não até o fim, pelas laterais da tigela menor. Se houver muita água, ela poderá espirrar no seu pudim e arruiná-lo.

Se houver pouca água, ele pode não cozinhar corretamente. Verifique o nível da água enquanto o pudim cozinha, certificando-se de que permaneça alto o suficiente.

Se começar a evaporar muito rapidamente, basta derramar mais usando uma chaleira (ou um copo medidor de vidro com um bico).

Saia graciosamente

Banho Maria no Forno

Depois que seu pudim estiver cozido, pode ser tentador pegar a panela inteira e colocá-la na mesa o mais rápido possível.

Resista a esse desejo e remova a panela menor do forno. Coloque a tigela com o pudim na gradinha do forno para esfriar, desligue o forno e aguarde um pouco.

Quando o forno estiver frio, retire a panela com água. Ainda estará quente, mas não deve ser tão perigoso.

Agora que você tem essas dicas de como fazer banho-Maria no fogão e no forno, você não tem mais desculpa para preparar um pudim delicioso. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *