Você está ansioso para aprender como defumar carne? Depois de aprender e experimentar, você nunca pode voltar preparar carnes da mesma forma.
Uma boa peça de carne defumada é uma obra de arte, é preciso tempo, talento e conhecimento para fazê-lo da maneira certa.
Mesmo que algumas pessoas discordem de certos pontos, estamos confiantes de que todos concordaram em uma coisa: a carne defumada é incrível.
A defumação se originou como um método de preservar os alimentos antes da invenção de geladeiras e produtos químicos.
Embora os métodos mais modernos de cozinhar tenham se tornado onipresente, a pura delícia da comida defumada manteve a tradição viva.
Através de anos de tentativas e erros culinários, a humanidade determinou as melhores técnicas de fumar e, no processo, elevou a prática milenar a um nível de domínio a par de qualquer outro empreendimento culinário.
Se você é um amante da carne defumada, aprenda abaixo como defumar carnes artesanalmente em diferentes técnicas e defumadores.
Como defumar carne na churrasqueira
Quando se trata de uma churrasqueira tradicional, há duas coisas que você deve se lembrar na hora de defumar.
Primeiro, você não quer sua carne diretamente sobre a fonte de calor e, segundo você precisa cozinhá-la por horas a fio.
Se você tem uma churrasqueira a carvão, a configuração é relativamente simples. Tudo o que você precisa fazer é empilhar as brasas de um lado e colocar uma pingadeira do outro lado.
Quando o carvão estiver aceso e quente o suficiente para cozinhar, coloque uma camada de lascas de madeira por cima.
Para obter melhores resultados, coloque uma camada de líquido na sua pingadeira para que ela possa ajudar no processo de defumar.
Se você estiver pronto para, ousar um pouco use suco de maçã para infundir um pouco de doçura em sua carne. Caso contrário, a água servirá.
Quando o carvão estiver passando e a madeira estiver acesa, coloque a carne ao lado sobre a pingadeira e feche a grelha. No entanto, você precisa deixar uma abertura, para que a fumaça possa sair.
Como defumar carne na churrasqueira a bafo
Com estas dicas você conseguirá transformar uma churrasqueira a carvão que tenha uma tampa em um defumador.
Preparando as lascas de madeira
Mergulhe as lascas de madeira que serão usadas na água por 30 minutos, saiba que você precisará de 1 xícara de lascas de madeira para cada 30 minutos de defumação a quente, e metade dessa quantidade para a frio.
Montando a churrasqueira
Retire a grelha da sua churrasqueira a bafo e verifique se você possui uma grelha pequena e limpa.
Verifique se as aberturas do fluxo de ar estão abertas.
Amasse várias folhas de jornal e coloque-o no fundo do barril, posicionando o papel em um dos lados. Isso será útil para acender as brasas depois.
Utilizando a grelha pequena
Coloque a grelha pequena em cima do papel amassado e em seguida, coloque uma pequena pilha de carvão diretamente sobre a grelha.
Criando uma barreira
Você precisa criar uma barreira entre as os dois lados da grelha, para manter a fonte de calor longe do contato com a carne.
Para fazer isso, use tijolos para construir uma pequena parede no centro da grelha.
Acenda o papel para queimar o carvão e espere até que o carvão seja coberto por com cinzas. Isso deve demorar 20 minutos.
Utilizando as lascas de madeira
Coloque um pouco das lascas de madeira molhadas na pilha de cinzas, em depois, coloque mais carvão fresco e apagado em cima das lascas.
Esse passo deve ser feito a cada 30 minutos, pelo menos, para garantir que a madeira continue a arder.
Colocando a carne
No lado oposto ao que você colocou o carvão, coloque as carnes diretamente na grelha. Feche a churrasqueira, sempre verificando se as saídas de ar estão abertas.
Vá reabastecendo com lascas de madeira a cada 30 minutos, depois com carvão novamente, sempre nessa ordem.
Nunca deixar o carvão apagar completamente e defume até conseguir o efeito desejado.
Como defumar carne no defumador a lenha
Para defumar utilizando um defumador a lenha, basta seguir estes passos:
1. Passo
Utilize a madeira de nogueira, para conseguir um sabor defumado mais forte ou faça uma misture com madeira de macieira, para um sabor mais suave.
Abra a ventilação da sua chaminé.
Amasse jornal e coloque-o na fornalha, acrescente também alguns gravetos secos; coloque fogo no jornal.
Acrescente 3 toras da madeira escolhida, as toras devem ter 15 cm de comprimento e 5 a 7 cm de diâmetro. Feche a tampa da fornalha quando o fogo começar a crepitar.
2. Passo
Deixe o fogo queimar por 15 minutos. Verifique a temperatura dentro da câmara, ela deve alcançar de 110 a 135 °C.
Caso a temperatura estiver muito alta, feche apenas 1/4 da ventilação.
Continue com este ajuste até conseguir a temperatura adequada, mas nunca feche a ventilação mais do que até a metade, pois isso fará com que o fogo diminua e com que a fumaça fique espessa, o que comprometerá o sabor da carne.
3. Passo
Coloque a carne desejada no defumador, assim que for alcançada a temperatura ideal. Utilize um termômetro digital para carne, para você conseguir monitorar a temperatura da carne.
A temperatura deseja interna da carne deve ser de pelo menos 85 °C, para mais.
A defumação neste processo dura entre uma 1:30 h em diante, dependendo do tipo e da quantidade de carne a ser defumada.
Assim, estas são as principais formas de como defumar carnes artesanalmente e em diferentes técnicas e defumadores. Escolha a técnica que te agrada e bom apetite!
Gostou no das nossas dicas? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
Gostei das dicas, muito obrigada.Abraços.