Como Limpar Camarão

Como limpar camarão da maneira correta

O camarão é uma iguaria muito nutritiva e apreciada em todo o mundo e especialmente no Brasil, agregando um toque refinado aos pratos em que aparece. Veja abaixo instruções fáceis de como limpar camarão.

Porque para que este alimento mantenha o requinte e também seu valor nutricional é preciso, no entanto, que os camarões sejam limpos de maneira correta.

Como Limpar Camarão

Preparar o camarão pode ser uma tarefa que leva tempo e também exige paciência. Em alguns lugares é possível encontrá-los parcialmente limpos, mas provavelmente são congelados e não se trata de um produto tão fresco, perdendo a qualidade do sabor.

Mas fique atento a receita que você tem em mente, pois, camarões menores geralmente se usa em grande quantidade, já os grandes, além de serem mais fáceis de manusear e visualizar na hora de limpar, normalmente se servem um ou dois por prato.

Confira então este simples passo-a-passo de como limpar camarão e prepare deliciosas receitas!

Escolhendo Camarão

Em primeiro lugar, é preciso se certificar de que os camarões adquiridos são firmes e frescos. Existe uma grande variedade de tamanhos cores e sabores, mas, os mais comuns possuem uma películas translúcidas ou rosa claro.

Além disso, a presença de manchas enegrecidas nesses pequenos artrópodes pode indicar má qualidade do produto.

Limpeza Correta do Camarão -Passo a Passo

Para começar a limpeza,r enxague os camarões em água corrente abundante, eliminando assim areia e outros resíduos indesejáveis.

A seguir, puxe com as mãos a cabeça do camarão e retire a casca exterior que sairá junto dela, as patas. A ponta da cauda também deve ser removida neste momento.

Como Limpar Camarão

No entanto, caso você prefira poderá manter somente a cauda por razões puramente estéticas, e nesse caso deverá ser retirada por aqueles que comerão o camarão.

Há também aquelas receitas em que as patinhas e a cauda não são retiradas, geralmente quando se serve o camarão empanado ou que deve ser manejado com as mãos, como em coquetéis.

Como Retirar o Intestino do Camarão

Na parte de trás, nas costas do camarão, corre uma fina “veia” escura, que na verdade é o trato digestivo onde estão resíduos nada apetitosos.

A retirada do trato digestivo proporciona uma melhor apreciação de seu sabor. Contudo, isso não é motivo para desespero! A remoção do intestino e adequada limpeza da parte interna do camarão são muito fáceis de serem feitas, e nós ensinaremos como aqui.

Como Limpar Camarão – Créditos vídeo Clean & Delicious

A maneira mais indicada para a retirada do intestino é abrindo uma fenda rasa no meio da parte externa.

Com uma pequena faca afiada, abra e retire o intestino pelas costas do camarão, e lembre-se: é mais comum que esse pequeno “fio” que será puxado seja escuro, mas por vezes ele também aparece limpo e claro.

Caso o trato digestivo se quebre e não saia por completo, coloque o camarão sob água corrente e aguarde alguns segundos até que seja todo retirado.

Observação a fenda aberta para retirada do intestino facilitará a absorção do tempero, caso você deseja marinar o camarão, ou somente temperar rapidamente no momento da execução da receita.

Retire o Nervo do Camarão

Na parte inferior onde ficam as patas do camarão passa um pequeno nervo, caso você queira ter uma apresentação impecável é importante a retirada desse pequeno veio.

Deslize a faca sutilmente pelo abdômen até alcançar o nervo, cuidando para não cortar o camarão ao meio.

Agora sim, seu camarão está pronto para ser usado em qualquer receita! Capriche na execução e se prepare para receber muitos elogios!

Agora que você já sabe como limpar camarão, escolha uma receita e começar a praticar!

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário abaixo, e não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *