Principais comidas típicas da região sul do Brasil

Comidas típicas da região sul

Que tal conhecer as comidas típicas da região sul do Brasil? Quando falamos em gastronomia, não há como negar que cada uma das regiões possui suas particularidades.

Desde a escolha dos ingredientes e temperos até a preparação do prato, cada estado consegue conferir o seu toque especial à culinária para criar refeições tipicamente brasileiras.

No artigo de hoje, vamos focar nossa atenção no sul do país. Então, se você quer saber mais sobre a região, não deixe de ler até o final!

Vamos começar?

Descubra quais são as principais comidas típicas da região sul do Brasil:

Arroz carreteiro – comidas típicas da região sul

Arroz de carreteiro - comidas típicas da região sul

O arroz carreteiro é uma receita criada, principalmente, por mercadores. O prato é feito com arroz e a tradicional carne de charque, podendo ser temperado com pimenta e vinagre.

Esse tipo de arroz é considerado um clássico sulista e possui aromas e sabores muito característicos dos gaúchos.

Espeto corrido

O espeto corrido nada mais é que é um sistema de rodízio, com carnes dispostas em um espeto!

É um prato muito polêmico. Afinal, ele foi criado originalmente no Paraná, porém aprimorado pelos gaúchos. Por ser muito tradicional da região, não poderia ficar de fora da nossa lista de comidas típicas do sul do Brasil.

Pinhão

Não há dúvidas de que o pinhão é muito querido pelos sulistas, que aproveitam todas as partes do ingrediente. Logo, são originadas diversas receitas, como a paçoca de pinhão.

Além disso, ele pode ser feito com carne, lombo de porco, salsicha, bacon e até carne bovina. Todas essas variações são muito típicas da região e quem gosta de provar pratos diferentes não pode deixar de experimentar!

Tainha na taquara – típico da região sul do Brasil

Tainha na taquara - comidas típicas da região sul

Já a tainha é um o peixe que no sul geralmente é temperado e depois assado na taquara. Trata-se de um espeto de bambu que confere um sabor único ao prato.

Embora as carnes vermelhas sejam a preferência dos sulistas, a tainha se popularizou e ganhou destaque entre as comidas típicas do sul.

Pirão

A receita mais tradicional do pirão é feita com farinha de mandioca, peixe, água e temperos especiais. Apesar de ser uma receita relativamente simples, não há como negar que o seu sabor é incontestável.

Cuca

A cuca também é um dos pratos mais famosos da região. A sobremesa é tão popular que ganhou até mesmo uma Festa da Cuca em Santa Cruz do Sul!

A especiaria é desenvolvida com diversas frutas, como o abacaxi, a banana ou até mesmo a maçã. Ela pode também ser preparada com chocolate e goiabada para ficar ainda mais saborosa.

Matambre recheado – comida típica da região sul

comidas típicas da região sul - Matacambre Recheado

Já o matambre recheado é um prato sulista que se tornou muito popular na Argentina e no Uruguai. Seu destaque é a carne retirada entre a pele e a costela do animal.

Por ser uma parte muito específica, faz com que a refeição chame muito a atenção.

Galeto

Já o galeto é preparado com pedaços de frango assado. A preparação era tradicional das colônias italianas que se situaram no sul do Brasil.

A tradição permaneceu até os dias atuais e se tornou referência quando o assunto é a culinária sulista, apesar de ter migrado também para outras regiões do país.

Marreco recheado – comidas típicas da região sul

O marreco recheado também foi influência alemã. Por ser uma carne difícil de ser preparada, é preciso prestar atenção na receita para garantir todo o sabor do prato típico sulista.

A carne da ave é bastante dura e precisa ser cozida com muito afinco.

Como recheio, são utilizados os miúdos do próprio animal e temperos especiais.

Xis – Sanduiche the!

Por último, não podemos deixar de citar o Xis, sanduíche do Rio Grande do Sul. Com pão prensado e recheado com diversos ingredientes – como carne desfiada ou picanha assada -, o Xis é perfeito para qualquer refeição!

Nossa, deu até água na boca não é mesmo? Como você pode ver, as comidas típicas do sul do Brasil são muito variadas, com influências não apenas da própria região, mas também dos colonizadores italianos e até mesmo da Alemanha.

Eisben – comida típica da região sul

comidas típicas da região sul - Eisben

Você sabe que a Alemanha influenciou a culinária sulista? Pois é! O Eisben é uma das comidas típicas do Sul, mas ele foi originado da Alemanha. O objetivo da receita é aproveitar ao máximo a carne de porco.

Com isso, cozinha-se o joelho por algumas horas e acrescenta-se o chucrute para finalizar e acompanhar a preparação.

Então, em sua próxima viagem, não deixe de experimentar esses pratos tão saborosos. Acredite: você não vai se arrepender.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema ou queira compartilhar seus pratos favoritos conosco, deixe seu comentário no espaço abaixo.

Aproveite também para ler nossas outras matérias!

Obrigada e volte sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *