Pavê de Abacaxi – Sobremesa fácil e deliciosa

Ah essa sobremesa é um clássico! Pavê de abacaxi, prato presente em quase todas as reuniões de família, principalmente no natal.

Assim, só para não perder o costume: é pra ver ou pra comer? Hahaha! Quem nunca né gente? Se você nunca ouviu essa frase, não sabe o que é piada “boa”!

Embora essa sobremesa venha sempre acompanhada de uma piadinha retórica, ela é deliciosa! É refrescante e a mistura da acidez do abacaxi, doçura do leite condensado e o sabor marcante da bolacha formam uma explosão de sabores na boca.

Bora lá então conhecer a receitinha?

Ingredientes:

  • Um pacote de biscoito champanhe ou maisena
  • 1 de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • leite (medida na lata de leite condensado)
  • 2 colheres de maisena
  • 2 ovos
  • 1 abacaxi
  • 2 copos de água
  • 2 copos de açúcar
  • 1 pacote de coco ralado

Modo de fazer o pavê de abacaxi :

Pavê de abacaxi - modo de fazer

Coloque os biscoitos em um tabuleiro e molhe com leite .

Faça o doce de abacaxi assim: junte em uma panela o abacaxi picadinho, o açúcar, e a água e leve ao fogo. Deixe reduzir até formar uma calda encorpada e jogue por cima dos biscoitos.

Coloque no liquidificador: o leite condensado, a mesma medida de leite, 2 colheres rasas de maisena, 2 gemas.

Bata bem e leve no fogo até virar um mingau e jogue por cima do abacaxi.

Bata as 2 claras em neve, depois adicione o creme de leite e o coco leve para a geladeira.

Dica:

Pode fazer também com a mesma receita pavê de morango, porém não precisa fazer doce. Apenas pique os morangos e jogue a água quente por cima. Deixe por 15 min, escorra e coloque por cima dos biscoitos.

Curiosidade sobre o pavê de abacaxi:

O pavê é uma sobremesa de origem francesa, chique né? O nome pavê está associado a palavra francesa “pavage” que traduzida significa pavimento.

Ah mas como assim, o que tem haver pavimento com sobremesa? Então, o nome foi dado por causa da construção em camadas, que lembra pavimento de uma construção.

Mas o legal do pavê que é uma sobremesa bem versátil e a pessoa pode usar a criatividade, mudar o recheio, mudar a maneira de servir. Por exemplo, fica muito elegante se for montado diretamente em taças.

Por hoje, ficamos por aqui! Espero que você tenha gostado.

Mas se você ainda tem dúvida sobre qual sobremesa fazer no seu jantar, veja também nossa receitinha de Pudim de Morango e também a deliciosa Sobremesa fácil de Chocolate.

Obrigada

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima