Principais comidas típicas da região norte do Brasil

No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais comidas típicas da região norte do Brasil. Sua culinária é conhecida pelo uso de diversas ervas aromáticas como tempero. Além disso, os nortenhos também costumam utilizar mandioca e diferentes espécies de peixe de rios.

Com essas misturas de ingredientes, são criados pratos repletos de sabor e que representam toda a personalidade da região norte. Inclusive, não podemos deixar de citar também a influência dos índios nas tradições culinárias.

Então, que tal conhecer alguns desses pratos? Vamos começar:

Veja quais são as comidas típicas da região Norte do Brasil:

Pato no Tucupi

Principais comidas típicas da região norte

Não há dúvidas de que o pato no tucupi é um dos pratos com mais destaque na região. Ele é conhecido por integrar a culinária paranaense e é tradicionalmente consumido no Círio de Nazaré, uma celebração religiosa típica da Amazônia.

O tucupi é um líquido extraído da raiz da mandioca. Para prepará-lo, deve-se primeiro separar a goma, então ele pode ser cozido e fermentado por cerca de 5 dias. Em seguida, ele se torna o molho mais saboroso!

Por sua vez, o pato é assado e destrinchado para que possa ser fervido no tucupi. São utilizados diferentes temperos característicos do norte do país. Então, se for viajar, não deixe de experimentar esta delícia!

Tacacá – Comidas típicas da região norte

Outro prato que não pode deixar de fazer parte dessa lista é o Tacacá. Também típico do Pará, ele pode ser encontrado em outras regiões, como Acre, Amapá, Roraima e até no Amazonas. Seu caldo é preparado com os seguintes ingredientes:

  • Tapioca;
  • Camarão;
  • Pimenta;
  • Jambu e;
  • Tucupi.

O prato faz parte do cardápio dos principais restaurantes da região norte.

Mujica de peixe

Mujica - comida típica da região norte

A mujica de peixe também integra a lista de comidas típicas da região norte do Brasil que são de origem indígena. O prato costuma ser servido como entrada e aproveite as sobras de peixes assados, sendo, assim, tradição regional.

O caldo da mujica é preparado com azeite, diferentes tipos de vegetais e temperos, pimentas, peixe desfiado e a farinha branca para que ele fique mais grosso. Geralmente, o tambaqui é a escolha de peixe, mas outras espécies também podem ser utilizadas.

Maniçoba

Também conhecida como feijoada paraense, a maniçoba é preparada com folhas de mandioca brava. Seu processo é o mesmo do tucupi. Ou seja, são necessários vários dias para que o cozimento fique no ponto ideal.

Em seguida, adiciona-se a carne de porco e de boi, além e outros ingredientes defumados. O prato geralmente é servido com arroz branco, pimenta e a tradicional farinha de mandioca para completar.

Esse é um dos pratos de origem indígena das comidas típicas da região norte. Apesar de ser conhecido como feijoada, a curiosidade é que ele não leva feijão na receita!

Açaí – Comidas típicas da região norte

Açaí faz parte das comidas típicas da região norte

Independente da região onde você reside, você provavelmente já experimentou o famoso açaí, correto? Porém, no norte, seu sabor é diferente do que as outras regiões estão acostumadas.

A primeira diferença é que ele não é servido congelado. Na verdade, ele é servido fresco e pode ser consumido até mesmo no café da manhã.

No almoço ou jantar, ele pode servir como um substituto ao feijão e ser consumido em harmonização com o peixe frito!

Pirarucu de casaca

A carne do pirarucu é conhecida por ser livre de espinhos e com um sabor inigualável. Conhecido como gigante amazônico, ele é um dos maiores peixes de água doce da Terra. Por isso, ele é símbolo da região.

Quando falamos em comidas típicas da região norte do Brasil, não podemos deixar de citar o pirarucu de casaca. Sua receita é preparada em camadas, sendo os principais:

  • Pirarucu desfiado;
  • Farofa de mandioca;
  • Banana-da-terra frita e;
  • Refogado de vegetais.

Caldeirada de Tambaqui – Comidas típicas da Região norte

Em seguida, vamos apresentar as particularidades dessa caldeirada. O Tambaqui é conhecido por ser um peixe com muita carne. As partes mais utilizadas são as costelas, que podem ser servidas assadas ou fritas.

Com sabor marcante, o peixe é uma das comidas típicas da região norte de mais destaque. Na caldeirada, são acrescentadas diferentes partes do peixe, além de diversos vegetais e temperos. Como principais, podemos citar o coentro, limão e a pimenta.

Ufa! Depois desse artigo, dá vontade de experimentar todos né? Além dos que pratos que apresentamos, existem também diversas outras comidas típicas da região norte do Brasil que fazem com que seus estados e cidades sejam tão ricos no aspecto culinário.

Qual desses pratos é seu favorito? Deixe um comentário no espaço abaixo! Aproveite também para divulgar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

2 comentários em “Principais comidas típicas da região norte do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima