Com o final de ano se aproximando, ou seja, estamos praticamente nas portas do Natal e já começamos a pensar nas guloseimas tradicionais da época, uma delas: o panetone.
Esse alimento é bastante consumido na época do natal e se trata de um pão doce com recheio de frutas secas, uvas passas e frutas cristalizadas, sua consistência é bastante macia e, geralmente, não pode faltar na época natalina.
Apesar de muito popular no Brasil, a origem do Panetone é italiana, especificamente de Milão.
Muito embora seja uma iguaria deliciosa, sua real origem é um mistério e as lendas costumam indicar que o alimento se originou de um erro do padeiro.
Origem do Panetone
Mesmo com a imprecisão da origem do Panetone, pois há muitas histórias sobre esse evento, o fato é que em todas o resultado se dá por conta do erro do padeiro.
Uma das lendas conta que a origem se deu no século XV, quando o assistente de padeiro, Toni, após horas de trabalho na véspera de Natal, ainda precisava assar mais uma fornada de pães para presentear seu chefe.
Como estava extremamente cansado, Toni acabou colocando as uvas passas da torta que preparava na massa de pão.
Quando se deu conta do erro, o padeiro tentou consertar a situação acrescentando frutas cristalizadas, manteiga, ovos e os demais ingredientes do recheio que seriam usados na torta. Após assar a mistura, Toni a entregou para seu patrão.
Porém, o que Toni nunca poderia ter suposto era que a sua criação fosse fazer tanto sucesso na ceia de Natal de seu patrão, que, além de elogiá-lo, decidiu homenageá-lo e dar o nome à massa de “pane di Toni” (Pão do Toni).
Posteriormente o alimento começou a ser chamado de Panetone e a ser comercializado para todos no Natal.
Essa iguaria veio parar no Brasil juntamente com a chegada dos imigrantes italianos, após a Segunda Guerra Mundial.
Como Fazer Panetone Trufado
Após falarmos sobre a origem do Panetone, devemos ter te deixado com aquela vontade de fazer um, ou quem sabe, ir praticando para que no Natal já esteja expert.
Além do mais, uma dica sensacional e diferenciada é você produzir Panetone Trufado Caseiro e quem sabe até faturar um dinheiro no final do ano!
Então, vamos te passar uma receita que você pode fazer, porém, vale lembrar que existem várias receitas e sabores que você pode usar para dar mais variedade aos seus produtos.
Panetone Trufado Caseiro
Ingredientes
Para a Massa
- 1 kg de farinha de trigo peneirada
- 180 g de ovos
- 250 g de açúcar
- 3 g de sal
- 30 g de manteiga
- 250 ml de leite morno
- 50 g de fermento biológico
- 300 g de frutas cristalizadas
- 250 g de uva-passa (sem semente)
- 20 ml de essência de panetone (opcional)
- Raspas de limão (opcional)
- 200 g de chocolate nobre para banhar e decorar
Para a Trufa
- 200 g de chocolate ao leite, meio amargo ou branco
- 200 g de creme de leite
- 15 ml de conhaque (opcional)
Modo de Preparo
Para a Massa
- Em uma tigela misture bem os ovos, o açúcar, a manteiga, o leite, o fermento e a essência;
- Em outro recipiente coloque a farinha de trigo peneirada, abra um furo no meio e acrescente os ingredientes misturados acima;
- Amasse bem até que a massa se solte das mãos;
- Em seguida, adicione as frutas, as uvas-passas e as raspas de limão;
- Distribua a massa em forma própria para panetone, preenchendo até a metade;
- Deixe a massa crescer até dobrar de volume;
- Faça um corte em cruz em cima da massa, pincele com gemas batidas e leve para assar até dourar, em forno pré-aquecido à 180 graus, por cerca de 60 minutos.
Para a Trufa
- Misture o creme de leite com o chocolate picado e leve ao micro-onda na potência média-baixa em intervalos de 30 à 30 segundo, mexendo em cada intervalo até que a mistura fique completamente homogênea;
- Por fim, adicione o conhaque, que apesar de opcional, dará mais brilho e sabor à trufa, aumentando também sua validade;
- Deixe esfriar em temperatura ambiente.
Montagem do Panetone Trufado
- Com o auxilio de uma faca, corte uma tampa no panetone;
- Em seguida, corte um buraco circular dentro;
- Preencha o buraco com a trufa;
- Feche o panetone cm a tampa que você cortou e finalize a decoração com a cobertura de chocolate nobre já temperado e derretido.
É fácil fazer um Panetone Trufado, não é mesmo?
Esperamos que você possa fazer o seu e já garantir seu Panetone no Natal, além do mais, como já dito, é uma opção diferenciada tanto para comercializar e lucrar no final do ano, como para presentear alguém.